No Überbrettl
(O Super-Cabaret)
Berlim, Janeiro 1901: Ernst von Wolzogen fundou o primeiro cabaré, o Überbrettl, localizado no Alexanderplatz e inspirado no parisiense "Chat Noir" Um de seus futuros freqüentadores-militantes, Otto Julius Bierbaum, em sua novela "Stilpe", caracterizou a concepção do cabaré moderno da seguinte maneira: "Nós pretendemos detonar (revolucionar) este mundo absurdo! Nós vamos o proclamar o indecente como a única coisa decente [... ] Nós vamos tornar este ruidoso mundo moralista num mundo alegre, muito mais divertido, feliz e insolente!" Wolzogen idolatrava Friedrich Nietzsche, cujo "Über-mensch" (Super-Homem) seria o padrinho desse estabelecimento, porque o cabaré de Wolzogen pretendia ser mais do que apenas um teatro da variedade ou fulgurante nightclub, mas, antes, um "Überbrettl" ("super-teatro"). O programa da abertura, em que Christian Morgenstern, entre outros, recitava uma imaginária crítica de Alfred Kerr sobre aquela mesma noite, e a cena Bierbaum de "Der lustige Ehemann" (O marido jovial), com a música composta por Oscar Straus, tiveram que ser repetidos três vezes, e se tornariam um sucesso enorme. Durante uma excursão, como performer convidado, no Carl Theater de Viena no verão de 1901, Wolzogen se encontrou com Arnold Schoenberg. Schoenberg mostrou-lhe algumas canções que tinha composto entre abril e setembro de 1901, com textos da antologia "Deutsch Chansons" (Canções Alemãs) que também trazia textos os textos do Überbrettl. Para sua temporada de 1901/02, Wolzogen solicitou a partitura de "Nachtwandler" ("A Sonâmbula"), musicado por Schoenberg e baseado em um texto de Gustav Falke, que Wolzogen classificou como "altamente original e musicalmente delicioso" e também "Jedem das Seine" ("To Each His Own"). As "Brettl-Lieder" como posteriormente foram batizadas tais canções, (em função do lugar para o qual foram compostas), acabariam por proporcionar a nomeação de Schoenberg como o regente titular do "Überbrettl". Schoenberg assumiu o posto em 16 de dezembro de 1901, e mudou-se, pela primeira vez para Berlim. Nessa época, Wolzogen tinha-se mudado apenas para um novo teatro (em Köpenicker Straße), projetado para ele pelo arquiteto Modernista August Endell. O interior, das fileiras dos assentos aos aventais desgastados dos vendedores de programas ( feitos à mão), eram harmonicamente em tons pastel, enquanto os tetos eram pintados no estilo pontilhista. Logo após a premiére, em 28 novembro, o estabelecimento chamado de "Wolzogen's Buntes Theater" (o "Teatro Colorido de Wolzogen) transformou-se no lugar de reunião favorito para a multidão (classe, meio, tribo, etc) elegante de Berlim. Entretanto este não era o mundo de Schoenberg. Já em abril 1902, Schoenberg tinha pedido a seus amigos tentassem algum trabalho ou posição em Viena. Apesar da popularidade inicial de "do teatro colorido de Wolzogen" a empresa caiu logo em uma crise financeira: para aqueles que vinham para a arte, havia demasiada cantoria e dança, para aqueles que procuravam entretenimento, era demasiado literário (intelectual). Pesadamente endividado, Wolzogen abandonou o negócio em 1902, e o contrato de Schoenberg, que deveria se estender até julho de 1902, não foi renovado. Em seu "Brettl-Lieder," Schoenberg compôs os personagens das canções de maneira satírica, intensificando-as ao ponto de se tornarem grotescas. Presumivelmente a qualidade musical da orquestra do "Uberbrettl" não era exatamente das melhores. "Nachtwandler" (A Sonâmbula) falhou em sua "estréia mundial", porque o trumpetista teve dificuldades na execução da partitura.